economia

Fábrica que receberá animais mortos aproveita filão de mercado pouco explorado

Deni Zolin

A empresa Vale Fértil, que produzirá adubos orgânicos no Distrito Industrial de Santa Maria, chegará à cidade aproveitando um filão de mercado ainda pouco explorado: o da destinação correta de resíduos sólidos e animais, exigido por lei. Claro que ela terá seu foco comercial, mas será um grande avanço para toda a região porque reduzirá uma grande dor de cabeça de moradores e prefeitos, que não sabem o que fazer com sofás velhos, móveis antigos e animais mortos, que não podem ser recolhidos junto com o lixo doméstico.

Por isso, muitas vezes são jogados em sangas ou terrenos baldios - e no caso de animais, queimados ou enterrados em locais impróprios, podendo proliferar doenças graves. Um exemplo é a toxoplasmose, que gerou o grave surto na cidade. O protozoário da doença fica na carne de animais contaminados e, quando morrem, contamina o solo, podendo espalhar a doença para outros animais e pessoas. 

Como a região passará a ter um local adequado para a destinação de animais mortos, restos de poda, móveis velhos, comida vencida ou apreendida e até restos de comida de restaurantes, prefeituras e grandes e médias empresas acabarão tendo de contratar a Vale Fértil para fazer a destinação correta desses resíduos. Pois hoje em dia, a lei proíbe, por exemplo, que restaurantes destinem restos de comida para alimentar pessoas ou porcos ou que coloquem esses resíduos nos contêineres de lixo domiciliar.

Na prática, será um ganha-ganha: será bom para a cidade e região resolver graves problemas ambientais, e bom para a empresa, que vai lucrar com isso e vender adubos orgânicos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Receita Federal abre consulta ao lote residual de restituição do IRPF do mês de fevereiro Anterior

Receita Federal abre consulta ao lote residual de restituição do IRPF do mês de fevereiro

Nova fábrica de Santa Maria vai receber animais mortos e descarte de móveis Próximo

Nova fábrica de Santa Maria vai receber animais mortos e descarte de móveis

Economia